visitas

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Memórias - Natal 2005 - Raul Branchi

Do Raul Branchi, a pergunta em 2005:

bom dia tudo calmo alex
por favor preciso de uma ajuda de todos

o natal é uma festa alegre ou triste????

responda e passe adiante

Do Paulo Branchi:
Depende de cada pessoa, uma data feliz.

Do Luiz Branchi:
Queridos irmãos,
respondendo à pergunta do Irmão Raul, eu acho que o Natal é uma festa alegre e triste. Essa é que é a verdade. Eu não sou lá muito crente, embora tente sê-lo todos os dias. Acho que o que se esquece é que o que estamos comemorando é o aniversário dum Cara que nasceu há dois mil anos e que trouxe ao mundo uma nova lição de vida. E eu acho que isso é que é triste: além das pessoas esquecerem do aniversariante ainda esquecem aquilo que ele disse. Putis, até o Roberto Carlos sabe disso.....
Por outro lado, é uma festa alegre. É uma festa na qual a gente encontra pessoas com quem mantém laços de amizades e também pode relembrar festas passadas, que tivemos a felicidade de passar com pessoas que amamos. Claro que há a falta de 'certas' pessoas, mas a felicidade de ter convivido com elas é maior do que toda a tristeza. São coisas da vida, e a vida é assim.
Eu acho que, neste ano, não vou passar uma festa de Natal lá muito alegre. Todos sabem das circunstâncias, mas, mesmo assim, vou tentar afugentar a tristeza. Primeiramente porque há uma 'certa' pessoa, em algum lugar por aí, que sempre prezou acima de tudo a felicidade e acho que esse foi o maior - entre muitos - ensinamentos que ela me deixou. Por fim, há nossos filhos, a quem, eu acho, nós devemos ensinar que só há uma razão de viver: ser feliz. Então, enxotemos a tristeza, por mais difícil que isso possa parecer.
Um abraço a todos,
Luiz.

Do Doro Branchi:
Eu tenho que responder prá quem? Prá todos: este ano estarei com meus dois filhos passando o Natal comigo, não preciso mais nada. Porém, o Natal é uma época de reflexão, de relembrar o passado, os nossos primeiros "Natal" em família, os preparativos para a praia de Sta. Terezinha, os presentes da nossa irmã Mari, os boles do irmão Roberto e das taças que ele quebrava na velha São Carlos, os preparativos da Nila, das sacolas de coisas boas do Tio Enio que ela escondia para nos oferecer apenas na noite de natal, das invenções de pratos do Rubens - ele sempre dava um pitaco, dos cartões usuais daquela época, dos lançamentos de LP de finais de ano, das bebidas que o Raul ganhava na Vicnei, dos pinheiros enfeitando a Praça Florida, da árvore de natal da Velha Ieda, dos parentes que depois da ceia iam lá abraçar a mãe, enfim, de tantas lembranças boas, que hoje apenas tenho registrado em minha memória. A vida era um desafio para nós, éramos pobres, mas imensamente felizes. E isso me causa um pouco de tristeza nesta época. Mas me sinto muito feliz em saber que logo mais estarei abraçando meu irmãos, numa amizade familiar que nossa mãe soube construir muito bem, e que espero que nunca termine. Beijos a todos, Doro.Paulo José Branchi - Gefil - NH escreveu:>Depende de cada pessoa, uma data feliz.

Do Alexandre Branchi:
Caro Raul: o Natal pode ser triste ou Alegre. Nesta época do ano, me > sinto muito perplexo com a vida, porque faço um pequeno balanço do que > se passou. O resultado deste balanço sempre dá empate. Afinal, fiz > coisas boas, coisas más e deixei de fazer um monte de coisas. Alegria > é uma coisa passageira, em certos momentos do dia, a gente está > alegre, contente, é uma criança que quer brincar. Felicidade já uma > coisa mais duradoura, pode levar um tempo até passar, e isso é bom. A > felicidade nos faz otimistas, houve um obstáculo ultrapassado, tivemos > uma vitória. Tristeza é um estado de espírito. É quando a gente fica > obcecado por um pensamento, e ele nos trás coisas penosas de serem > pensadas, lembradas. Hoje já não fico muito triste com as coisas, > aprendi que quando a tristeza bate a gente deve esquecê-la > imediatamente. A tristeza não é uma coisa boa, porque trás depressão, > aí a gente desanima de tudo, e isso simplesmente não pode acontecer, > "há muita vida lá fora", e dentro da gente também.> A vida é muito complexa, pensá-la custa caro.> Penso ter respondido um milésimo da tua pergunta, que foi boa. Estar certo> ou errado é coisa que não tem importância. > Boa tarde.> Mano Alexandre

Da Mila Fernandes:
Raul, Costumamos comemorar nossos aniversários. Sempre pinta uma pontinha de tristeza nessa data, por diversos motivos. Dia de aniversário sempre nos faz pensar na vida e, como disse o Xandrinho, pensar na vida custa caro, não é tarefa fácil. Natal é o nascimento de Jesus Cristo. Uma personalidade se fazer presente por mais de dois mil anos não é pouca coisa. Acontece que toda essa parafernalha que vem junto, esse consumismo desenfreado, nos faz esquecer esse nascimento. O importante é comemorarmos as boas relações, as virtudes, a fraternidade, o amor. O amor pelo próximo, o amor pela vida. Vamos festejar a vida! Isso é essencial para mantermos nossas forças, para seguirmos sempre em frente e ainda podermos estender a mão a mais alguém.
Abraço,
mila

De: Rubens Bins [rubensbins@terra.com.br] Ler, Maria Isabel:
Queridos manos
O Natal só é triste para os sem esperança, sem lembranças, sózinhos, derrotados, envergonhados de suas atitudes, aqueles que não abrem seus braços e acolhem novamente o Jesus da manjedoura. Não foi na mesma época, nem no mesmo lugar, nem com aquelas pessoas e animais do presépio. Para nós ele não está todos os dias presente em nossas atitudes de amor e acolhimento. Temos apesar de tudo ainda o cheiro das árvores cortadas, das bolachas da D. Frida, do presépio da Dinda e da D.Eda. Temos ainda uma pontinha de desprezo pelas bicicletas novas que nossos amigos ganhavam. Temos ainda a lembrança de um 13o salário bem aplicado em presentes para os irmãos e a compra do 1o peru de Natal. E aquelas fotos com aquela mesa toda enfeitada. Era tão bom tirar fotos dos comes! E principalmente lembranças DELA se enfeitando para a noite de Natal, pendurando suas ¨Joias¨e comendo a coxa do peru com as mãos, por mais que lhe chamassemos a atenção. Por tudo isso podemos dizer - o Natal é lindo. Temos histórias, temos lembranças manos e manas, temos passado. Somos vitoriosos porque soubemos aproveitar de todos os momentos.Amo muito voces. Um dia estaremos reunidos, lembrando, chorando e rindo muito.Beijos da Mari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário