visitas

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Memórias - Maria Isabel Bins

Nos idos de l958, 59, meu pai escolhia alguns dos filhos, éramos 10, para passear.Começávamos pelo Morro Ricaldoni.Era um lugar maravilhoso, sem edificios onde procurávamos ver nossa casa e enxergávamos o Rio Guaiba.Casais namoravam sentados na grama entre flores.Nós olhavamos os casarões e a entrada e saída de carros e seus motoristas uniformizados.Numa dessas vezes, fomos convidados, eu e meu irmão, para tirar uma foto com uma menina.Na semana seguinte nós ganhamos a pequena foto.Uma das poucas que temos de nossa infância.Anos atrás estampei em duas camisetas e presenteei meu irmão que ficou emocionado.Depois íamos na praça Dr. Maurício Cardoso.Chamávamos de praça "dos coquinhos".Como era emocionante o seu leão cercado de água.Por últimos íamos a Hidráulica.Ali era o mais emocionante.Suas estátuas sem braço, sua escada difícil de entender com aqueles degraus e o barulho dos tanques que começava intenso e depois ía diminuindo.Aquelas palmeiras fazendo barulhos com o vento, aqueles peixes que as vezes boiavam mortos e aquele espaço todo verde.A fantasia e o pensamento voavam.Haverá infância assim hoje em Porto Alegre? O morro perigoso, cheio de edificios, a praça precisa ser vigiada e a Hidráulica fechada a visitação! Fica a lembrança toda numa foto, perdida no passado, como a menina que eu numca mais ví e numca soube quem era.Porto Alegre ainda é linda mas suas crianças estão fechadas entre grades ou passeiam nos shoppings olhando vitrines e comendo MCDonalds.Numca provarão os coquinhos da praça!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário